Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Familha de MT é multada em R$ 16 mil por criar 5 pássaros em residência

Papagaios e periquito estavam domesticados e foram levados para triagem.

Dois curiós que estavam em gaiola foram soltos em floresta.

Pollyana Araújo

Periquito da asa dourada (Foto: Assessoria Ibama/MT)
Do G1 MT

Periquito da asa dourada foi resgatado em Sinop


(Foto: Assessoria Ibama/MT)Uma família foi multada em R$ 16 mil pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por manter ilegalmente na residência, no bairro Menino Jesus, em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, dois papagaios com asas cortadas, dois curiós e um periquito de asa dourada. Um dos fiscais ambientais que constatou a irregularidade e fez o resgate, João Carlos Fernandes, explicou que nenhum dos animais possuía anilhas nos pés, utilizadas para o controle de animais nascidos em cativeiro.



Segundo o fiscal, quando a equipe do Ibama chegou ao local, a esposa do proprietário da casa ficou assustada. "Depois, chamaram o dono da casa e retiramos os animais após a emissão do auto de infração", contou, ao citar que os curiós não eram domesticados e que os papagaios eram acostumados com a rotina da família. A multa, no entanto, pode ser parcelada junto ao órgão ambiental.

papagaios  (Foto: Assessoria Ibama/MT)

Papagaios eram domesticados e vão passar por

central de triagem para voltar ao habitat natural

(Foto: Assessoria Ibama/MT)Após serem resgatados, os papagaios e o periquito foram encaminhados à Central de Triagem de Animais Silvestres que fica na cidade de Guarantã do Norte, distante 721 quilômetros da capital. Os animais vão passar por um processo de adaptação ao habitat natural, nesse caso, a floresta. Antes disso, os profissionais aguardam a recuperação desses pássaros.



Já os curiós, que, conforme informações repassadas pela família aos fiscais, vieram há pouco tempo de uma fazenda da região, foram soltos em uma mata fechada em Itaúba, a 599 quilômetros de Cuiabá. Para se criar pássaros ou qualquer outro animal silvestre é preciso adquiri-lo em um estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama.

Fonte: G1 Mato Grosso TV Centro America

Um comentário: