Total de visualizações de página

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Novo Presidente do IBAMA

Governo nomeia novo presidente do Ibama


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 11:26 BRT

           A Casa Civil nomeou Curt Trennepohl como novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

Trennepohl exercia, até então, o cargo de procurador federal do Ibama. Ele substituirá o presidente interino do Ibama, Américo Tunes, que estava no cargo desde 12 de janeiro, quando o então presidente do Ibama, Abelardo Bayma, pediu demissão.



O Ibama, entre outras atribuições, analisa e emite licenças ambientais para projetos nas áreas de transportes, energia e petróleo.



(Reportagem de Leonardo Goy; edição de Alexandre Caverni)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS CURIÓS

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS CURIÓS


Canibalismo dos pássaros: É o vício dos pássaros bicarem uns aos outros, comer pena, causando ferimentos, que às vezes leva até a morte. Existe um medicamento spray importado vendidos em lojas especializadas para controle da autobicamento de penas. O canibalismo é causado por espaço limitado, arejamento deficiente, dentre outros.



Coccidiose: É provocada por um protozoário e causa: penas arrepiadas, diarréia, fraqueza, para de cantar, as penas da cauda e da asa caem e ficam sujas as penas perto da cloaca. O tratamento é feito com suplementos alimentares, terramicina e antibioticos, lembrado que sempre se deve ter cautela na hora de usar antibioticos, pois dependendo do periodo e quantidade de antibioticos administrados podem tornar a ave infertil.



Verminose: É causada pela má higiene na gaiola, seus sintomas são: diarréia, fraqueza, tristeza. É tratada com vermifugos para aves vendidos em lojas especializadas.



Sarna: Esta doença é causada por um parasita que deixa as pernas dos pássaros mais grossas e infeccionadas. O tratamento é feito com pomadas (quadriderme, hipoglós, neomecina e outras).



Diarréia: Uma doença comum nos pássaros em que o mesmo evacua freqüentemente (liquido abundante). pode ser tratada com algumas gotas de limão, água de arroz ferventado, soro caseiro e em casos extremos usa-se o medicamento "penaviar".



Gripe Coriza ou Resfriado: Os pássaros são atacados nas vias respiratórias perdendo o apetite, dormindo constantemente e parando de cantar. O tratamento é feito com algum antitérmico infantil, terramicina e nacoriza.



DOENÇAS DO SISTEMA DIGESTIVO: A cor e consistência das fezes nos ajudam a observar a saúde das aves no que se refere ao sistema digestivo. O normal é que as fezes se apresentem firmes, secas, de cor verde a amarronzada, dependendo da espécie, com uma pequena porção de branco (urina) no meio, sem mal cheiro. Quando há alguma ameaça ao organismo, como doenças, toxinasou bactérias prejudiciais, este lança mão de defesas. A diarréia é uma delas.

Autor Tiago Ribeiro

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Diarréia em passaros

VEJA O SIGNIFICADO DAS CORES NA DIARRÉIA




AMARELA - deve-se à má absoção e digestão dos alimentos por problemas no pâncreas ou fígado.

ESVERDEADA - vem da bílis que é produzida em excesso devido a problemas no fígado (a cor verde em fezes firmes é normal em certas aves como papagaio).

ESBRANQUIÇADA - deve-se a excesso de urato causado por problemas nos rins.

ESBRANQUIÇADA E GORDUROSA - inflamação no pâncreas.

ESCURA - pela presença de sangue coagulado e digerido, originário de hemorragia no início do intestino.

VERMELHA - devido a sangue vivo (ainda não coagulado) vindo de hemorragia na porção fina do intestino, cloaca ou oviduto.
Autor Tiago Ribeiro