Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS CURIÓS

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS CURIÓS


Canibalismo dos pássaros: É o vício dos pássaros bicarem uns aos outros, comer pena, causando ferimentos, que às vezes leva até a morte. Existe um medicamento spray importado vendidos em lojas especializadas para controle da autobicamento de penas. O canibalismo é causado por espaço limitado, arejamento deficiente, dentre outros.



Coccidiose: É provocada por um protozoário e causa: penas arrepiadas, diarréia, fraqueza, para de cantar, as penas da cauda e da asa caem e ficam sujas as penas perto da cloaca. O tratamento é feito com suplementos alimentares, terramicina e antibioticos, lembrado que sempre se deve ter cautela na hora de usar antibioticos, pois dependendo do periodo e quantidade de antibioticos administrados podem tornar a ave infertil.



Verminose: É causada pela má higiene na gaiola, seus sintomas são: diarréia, fraqueza, tristeza. É tratada com vermifugos para aves vendidos em lojas especializadas.



Sarna: Esta doença é causada por um parasita que deixa as pernas dos pássaros mais grossas e infeccionadas. O tratamento é feito com pomadas (quadriderme, hipoglós, neomecina e outras).



Diarréia: Uma doença comum nos pássaros em que o mesmo evacua freqüentemente (liquido abundante). pode ser tratada com algumas gotas de limão, água de arroz ferventado, soro caseiro e em casos extremos usa-se o medicamento "penaviar".



Gripe Coriza ou Resfriado: Os pássaros são atacados nas vias respiratórias perdendo o apetite, dormindo constantemente e parando de cantar. O tratamento é feito com algum antitérmico infantil, terramicina e nacoriza.



DOENÇAS DO SISTEMA DIGESTIVO: A cor e consistência das fezes nos ajudam a observar a saúde das aves no que se refere ao sistema digestivo. O normal é que as fezes se apresentem firmes, secas, de cor verde a amarronzada, dependendo da espécie, com uma pequena porção de branco (urina) no meio, sem mal cheiro. Quando há alguma ameaça ao organismo, como doenças, toxinasou bactérias prejudiciais, este lança mão de defesas. A diarréia é uma delas.

Autor Tiago Ribeiro

2 comentários:

  1. Boa noite estou com um Curio ja virado com a seguinte doença cuja qual eu nao sei o que é ele fica se tremendo o tempo todo parece ser fraquesa nos ossos mais ele se alimenta normalmente e canta normalmente a unica coisa que eu nao sei é como fazer ele parar de se tremer tem vez que ele ate cai do puleiro pois nao consegue se equilibrar no msm o que fazer ?? entrar em contato via email. obrigado . alexyenna@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal,

    Ganhei um curio e fui transferir para uma gaiola nova, peguei o pássaro com a mão e o coloquei na nova gaiola, a pessoa que me deu o curio falou que cometi um grave erro de manejo, não poderia nunca pegar o curio com a mão, é isso mesmo vou prejudicar o canto ou alguma outra forma do animal??

    ResponderExcluir